Home / Destaque / Rotary Club Bocaiúva comemora o 22º aniversário
Rotary Club Bocaiúva comemora o 22º aniversário

Rotary Club Bocaiúva comemora o 22º aniversário

DISCURSO NO ANIVERSÁRIO DE 22 ANOS – ROTARY CLUB BOCAIÚVA

Boa Noite. Meus cumprimentos a todos os presentes; Meu Lindinho,
1- Companheira Maria Socorro de Carvalho Silveira, Governadora do D. 4.760;

2- Companheira Rosa Chamon de Oliveira, Governadora Assistente do D. 4.760;

3- Companheiro José Júlio de Oliveira, vice-presidente do RCBLeste;

4- Kristiane Veloso, presidente do Interact Club Bocaiúva;

5- Companheiro José Maria Marques Nunes, Governador 1999/2000;

6- Sandra Regina Alves Pereira, Presidente da Casa da Amizade,

7- Companheiro José Maria Prates

8- Prefeito Municipal de Bocaiúva, Sr Ricardo Afonso Veloso;

Companheiros, damas da Casa da Amizade, Interactianos, Rotaractianos e convidados.
Datas são frequentemente comemoradas pelas pessoas por diversos motivos e, na maioria das vezes, os números redondos nos motivam a comemorar com maior ênfase, como 10, 20, 30 anos… Entretanto, apesar de nossas atitudes serem repetitivas uma comemoração tem sempre algo inédito, independentemente da quantidade de ciclos que estejam completados.
Hoje, estamos comemorando os 22 anos do Rotary Club Bocaiúva. O número em si não se encaixa nas listas tradicionais, mas isso não é importante, comemorar mais um ano de trabalhos realizados, de muito companheirismo é uma conquista! Significa que estamos vivos e atuantes, é uma comemoração única que representa a continuidade até aqui. Vocês fazem parte dessa história, vivenciaram o “Dar de Si Antes de Pensar em Si”, de 22 formas diferentes, com o jeito próprio de cada presidente.
O Rotary, uma organização centenária, vem se aprimorando a cada ano no intuito de atualizar-se perante as constantes e rápidas mudanças no mundo globalizado. Assim, o Rotary vem participando das redes sociais e criou projetos como o Plano Visão de Futuro, entre outros. Mas o Rotary não mudou a sua essência de servir a humanidade através do lema “Mais Se Beneficia Quem Melhor Serve”, nem como seu objetivo de promover a paz mundial e erradicar a Pólio.

Discurso proferido pela presidente Anna Karina Pires Oliveira.

8 comentários

  1. Amigos Pedro e Fátima:
    Obrigada por sempre prestigiarem as ações dos Rotarys de Boc: divulgando os trabalhos,festivas,comparecendo, enfim valorizando os nossos trabalhos!
    Pedro vc sabe como sou fã da carta do primo e , agora ,q vc ta fazendo online , gostaria de sugerir q vc escrevesse uma tentando convencer as pessoas q vc n é o “Pé Sujo” do FB ou é? Que essa pessoa conhece tdos de Boc, é inteligente,articulador e sabe de tdo q aqui acontece, n temos dúvidas e diga-se de passagem ,características suas. e mais, escreve muito bem! Então Pedro ,além da “Gabriela Tycon” temos outro personagem no “Debate”???????????? Tdos estão mortos de curiosidade!!!!!!!!! É só uma ideia!!!!!! Agradeço, com carinho, a amizade de vces ! Bjos nos seus corações!

    • Obrigado pelas referências elogiosas a mim e a minha família, mas não conheço o famoso Pé Sujo. Os meus, sempre que posso – e posso quase todos os meses – os lavo. De qualquer forma, mais uma vez, obrigado pelos elogios, que não sei se mereço.
      Abraço!

  2. “Rotary é democracia e liberdade, é fraternidade, companheirismo e lídima expressão da dignidade humana. Revive das cinzas e das ruínas, em todos os países de onde foram banidos, para amparar às necessidades da
    miséria e soerguer a força moral dos abatidos”.
    Dentre os tantos pressupostos rotários estão o seu próprio lema:
    “Dar de si antes de pensar em si” que, embora não seja bem entendido e professado por algum neófito, na verdade é uma Declaração de Princípios. A outra, a chamada “PROVA QUÁDRUPLA”, cujo criador foi Herbert J. Taylor, do Rotary Club de Chicago e então presidente do “Club Aluminium Products Company”, e cujos primados estão estampados assim:
    1- Está conforme a verdade?
    2- É eqüitativo para todos os interessados?
    3- Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?
    4- Será PROVEITOSO para todos os interessados?

    O primeiro Rotary criado em Bocaiuva tem várias datas, atribuídas à sua fundação. Primeiramente, tem-se como 19 de fevereiro de 1957, em razão de um primeiro jantar reunião no antigo Bar Vitória. Conquanto, no dia primeiro de março de 1957 é que foi criada a primeira diretoria provisória, sugestão do rotariano Dr. Odilon Loures.
    Entretanto, no dia 08 de junho de 1957, no salão nobre do Bocaiúva Club, com a presença do então Governador do Rotary, distrito 118, José Gomes Domingues foi uma data marcante. Nesta noite memorável, sob o beneplácito do governador, foi eleita uma diretoria provisória para o ano rotário 1957/1958.
    A história preservada do primeiro Rotary Club de Bocaiuva, Distrito 458, narra as campanhas meritórias empreendidas pelo Rotary, entre elas: o primeiro serviço de fornecimento de água para a cidade (reunião do dia 24/05/57) – “em seguida o presidente pediu ao companheiro Brandão (José Brandão Filho), para falar sobre sua viagem ao Rio, por ocasião do Congresso dos Municípios. O referido falou longamente sobre o assunto e ainda sobre o serviço de água para esta cidade”; Às diligências, no sentido de prover Bocaiúva de telefone (reunião do dia 04/05/57) – “O companheiro presidente agradeceu a Paulo Borges Pinheiro Diniz, pela providência que tomou quanto ao telefone interurbano”;
    Às providências em trazer as vacinas SABIN pra Bocaiúva, numa ocasião que grassou neste município, a temível doença poliomelite, causando muitas vítimas infantis, principalmente nesta cidade de Bocaiuva.
    Grandes foram os rotarianos que integraram o Rotary Club de Bocaiúva. Alguns deles, nos dias atuais, estão dando os seus saudosos nomes às ruas, conjunto habitacional, entidades, hospital e escola estadual na cidade: Dr.Gil Alves, Afrânio Caldeira Brant, Sinval Valle de Menezes, Dr. Odilon Álvares Loures, José Brandão Filho, Dr. Benjamim Monteiro Alves, José Augusto de Figueiredo, Gentil Ribeiro da Silva, José do Carmo Queiroz Pires, José Dias de Oliveira, Romeu Barcellos Costa, Vivaldo Macedo, Waldir Santos Pimenta, Célio Machado Gontijo, José Alves Carneiro, Hélio Alves Carneiro, João de Deus, Raimundo Geraldo Dias, Danilo Macedo, Mauro Machado Gontijo, João Gomes Tomé e José de Jesus Campos.
    Dos sócios primeiros, conforme pesquisas colhidas, ainda estão vivos: Genes Alves, Walter Lopes, Edmundo Caldeira Victória e Sebastião Caldeira Brant.
    Durante a longa existência do Rotary Club de Bocaiúva, (distritos 118 e depois 458) em nossa cidade, 31 anos, dele participaram outros nomes ilustres de rotarianos, que tantos benefícios produziram em favor das causas e dos ensinamentos rotários.
    O Rotary 458 esteve ativo até ano 1988, quando se extinguiu, contava no seu quadro com os rotarianos: Athayde Carlos Dias, Ronildo Ribeiro de Andrade, Alberto Eustáquio Caldeira de Melo, José Maria Gomes, José Américo dos Santos, Saint-Clair Vieira de Carvalho, João Anunciação Boas, Antônio Amado Vieira, Belarmino Azeredo Coutinho, Lino Pereira Sobrinho, Eustáquio Rodrigues Duarte e José Maria Leal.
    O Rotary Club Bocaiúva – Distrito 4760 foi fundado em 22/04/1991 e admitido no RI em 15/05/1991.
    Ora ele está sendo presidido pela dinâmica e inteligente mulher, Anna Karina Pires Oliveira, que tem conduzido o Club de forma brilhante e acertada, conduzindo-o dentro dos preceitos, ensinamentos, determinações e ditames rotários. Parabéns presidente! Pelo seu desempenho e pelos 22 anos do Rotary Club Bocaiuva.

  3. Rotary Club Bocaiúva

    Obrigada pro divulgar minha festiva Pedro.
    Devemos sempre divulgar nossos trabalhos e nossas alegrias!
    Trabalho de Rotary é árduo, mas também é prazeroso!

  4. Anna Karina Drumond Pires Oliveira

    Pedro, obrigada por divulgar a festiva de Comemoração dos 22 anos de nosso Rotary Club Bocaiúva. 22 anos de serviços prestados à comunidade Bocaiuvense. O Rotary Club Bocaiúva, está sempre promulgando a “Paz Através do Servir”!

  5. Belíssima festa!!!!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Scroll To Top