Home / Destaque / Projeto pode trazer de volta o trem de passageiros passando por Bocaiúva
Projeto pode trazer de volta o trem de passageiros passando por Bocaiúva

Projeto pode trazer de volta o trem de passageiros passando por Bocaiúva

 

Terminou às 18 horas dessa sexta-feira (19) o prazo para o envio de sugestões por escrito à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para fomentar a discussão dos estudos preliminares do projeto da ferrovia entre Belo Horizonte e Candeias/BA, na Região Metropolitana de Salvador. No Norte de Minas, o ramal ferroviário contemplará 14 municípios: Montes Claros, Augusto de Lima, Buenópolis, Joaquim Felício, Bocaiúva, Engenheiro Navarro, Glaucilândia, Francisco Sá, Capitão Enéas, Janaúba, Verdelândia, Pai Pedro, Gameleiras e Espinosa.

Na próxima terça-feira (23), a ANTT vai realizar Reunião Participati-va para que a sociedade possa contribuir com o projeto, a ser concedido à iniciativa privada pelo Programa de Investimento em Logística (PIL), do Governo Federal. O evento acontecerá em Feira de Santana (BA), a partir das 14 horas, no Hotel Íbis. O município baiano é o principal ponto de entroncamento da ferrovia e um forte polo de logística para a região. A rota traçada para a implantação da ferrovia Belo Horizonte/Candeias tem 1.419 quilômetros de extensão e será fundamental para a ligação do Nordeste com o Sudeste do País.

INTEGRAÇÃO

A malha vai garantir ainda a inte-gração com a região Sul, o que permitirá a circulação livre de cargas pe-las três regiões. Construída com bitola de 1,60 metros, a linha férrea cortará 51 municípios, sendo 26 em Minas Gerais e 25 no Estado da Bahia. O projeto prevê ainda a construção de pátios de manutenção a cada 300 quilômetros. Além dos municípios do Norte de Minas, o trecho ferroviário contemplará ainda Capitão Eduardo, Santa Luzia, Vespasiano, São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Matozi-nhos, Prudente de Morais, Sete Lagoas, Araçaí, Cordisburgo, Curvelo e Corinto.

Já no Estado da Bahia, a ferrovia cortará Sebastião Laranjeiras, Urandi, Pindaí, Candiba, Guanambi, Manoel Vitorino, Barra da Estiva, Iramaia, Maracás, Marcionílio Souza, Iaçu, Boa Vista do Tupim, Itatim, Santa Teresinha, Castro Alves, Rafael Jambeiro, Ipecaetá, Antônio Cardoso, Feira de Santana, Anguera, Conceição do Jacuípe, Santo Amaro, Amélia Rodrigues, São Sebastião do Passé, Candeias.

 

2 comentários

  1. Maravilha!!!!! Já vem tarde. Tem que tirar um bocado de passageiros e cargas das estradas que não estão dando conta!!!!! Tomara que os lobs não impeçam!!!!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Scroll To Top