Home / Destaque / Morre em Belo Horizonte o médico e ex-deputado federal Elias Murad
Morre em Belo Horizonte o médico e ex-deputado federal Elias Murad

Morre em Belo Horizonte o médico e ex-deputado federal Elias Murad

(Murad era casado com Mirtes, filha de um ex-prefeito de Bocaiúva)

Morreu neste sábado, em Belo Horizonte, aos 89 anos de idade, o médico e ex-deputado federal e ex-vereador da capital José Elias Murad (PSDB). A família não informou o local do velório e do sepultamento.

Nascido na cidade mineira de Rio Vermelho, em 1924,  José Elias Murad formou-se em Farmácia e Medicina pela UFMG, especializando-se em Psicotrópicos pela Faculdade de Medicina de Paris, França, e em Bioquímica Cerebral, pela Faculdade de Medicina do Texas, EUA.

Foi também professor na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e deputado federal por quatro legislaturas (1987-1991, pelo PTB; 1991-1995,1995-1999 e 2001-2003, pelo PSDB), além de vereador de Belo Horizonte a partir de 2004, por duas legislatura. No ano passado, ele não concorreu à reeleição.

A atuação parlamentar de Murad sempre se destacou pela defesa da saúde pública, particularmente contra o uso abusivo de drogas. Ele fundou e presidiu ABRAÇO, entidade dedicada ao combate às drogas.
Elias Murad era casado com a bocaiuvense Mirtes Costa, filha do ex-prefeito de Bocaiúva Oswaldo José da Costa, o Costinha.

2 comentários

  1. Como bem pontuou a reportagem sobre a morte do conceituado professor e ex deputado federal, José Elias Murard,ele era viúvo em razão de ter sido casado com a saudosa e bela bocaiuvense, Mirtes Costa Murard. Via de consequencia, era genro do também saudoso e estimado ex prefeito Oswaldo José Da Costa(Costinha)que ficou no cargo apenas dois anos 1955/1956- PSD – . Em razão de não ter conseguido,motivado por injunções políticas, a criação de um ginásio em Bocaiuva, conforme prometera na sua campanha política, ele renunciou ao mandato de prefeito de Bocaiuva.
    Além de outras tantas qualidades, como cidadão correto, exemplar pai de família e comerciante próspero e vitorioso, ele ficou na história como o primeiro e único a renunciar a tão importante cargo.
    Em 1947,na primeira eleição constitucional após a era Vargas(ditadura), fora candidato a Vice, na chapa ecabeçada por Flamínio de Assis Freire. A bem da verdade, eles ganharam a eleição,contudo, através de recursos que chegaram até o Tribunal Superior Eleitoral, os dois foram afastados dos seus cargos. Mais tarde, reconciliando-se com Dr. Alkmim volta atual na política, desta vez como candidato a prefeito de Bocaiuva, pelo antigo partido PSD. Vitorioso na eleição, ele teve bom desempenho como prefeito até acontecer a predita renúncia…

  2. Grande pessoa o Dr Elias Murad, exemplo de homem e político!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Scroll To Top