Home / Cotidiano / Dois anos sem a presença física do Tio Quelé

Dois anos sem a presença física do Tio Quelé

Juca Brandão

Nas cidades do interior, todos, sem exceção, compartilham o seu dia a dia com a morte ou com a sua notícia… Quer pelo anúncio pessoal dos chamados “anjos da tragédia”, ou mesmo pelos tantos carros de som anunciadores desses episódios fúnebres.
Enfim, nas visitas à casa dos (as) falecidos (as), nos infindos velórios madrugada adentro, nas missas de corpo presente, nos cortejos fúnebres, nos sepultamentos e nas lamentações. Há muito amizade, consideração e, principalmente solidariedade entre a população interiorana. As famílias, quase todas, são interligadas por laços parentescos…
A gente acaba se acostumando, seguindo o que conclamou o saudoso Murillo Badaró: “Assim vamos vagando no tempo e assistindo impotentes à vigorosa e ininterrupta atividade das Parcas.”

Baile Centenário Helena Storino Brandão

Baile Centenário Helena Storino Brandão

Mas, hoje é diferente de se lembrar dela, da morte. Não porque ela é um tributo muito pesado, no qual não há privilegiados. E sim, porque se comemora com toda saudade, devoção e respeito dos Brandão’s e tantos amigos (as) os dois anos da morte do inesquecível Tio Quelé. Ele que era o nosso xodó e “valia por uma multidão de homens, se considerarmos a brutal inversão de valores éticos que vêm prevalecendo hoje em dia, nesta quadra de oportunismo e raciocínio utilitarista… (Haroldo Lívio).”
As tantas alegrias e dadivosos momentos vividos por nós com o Tio Quelé, ou com o Conde Ignácio, estão indeléveis nas nossas recordações. E até parece que ele continua lá em São Paulo, com a sua dedicada e excepcional esposa Ivone. Com os seus filhos e filhas, com os seus queridos genros, com os netos (as) e bisnetos (as).
Ou aqui mesmo, como alegramos em revê-lo, perfeitamente, no Bocaiuva Club, e junto à sua bela esposa. Impecáveis! E durante as comemorações dos 100 anos de minha mãe, Helena Storino Brandão…

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Scroll To Top