Home / Destaque / Bocaiúva terá câmeras para combater a criminalidade se município apresentar projeto à Secretaria Nacional de Segurança Pública até dia 10 de agosto
Bocaiúva terá câmeras para combater a criminalidade se município apresentar projeto à Secretaria Nacional de Segurança Pública até dia 10 de agosto

Bocaiúva terá câmeras para combater a criminalidade se município apresentar projeto à Secretaria Nacional de Segurança Pública até dia 10 de agosto

 

Bocaiúva, Francisco Sá, Janaúba, Montes Claros e Pirapora poderão receber recursos para montar câmeras de vigilâncias, visando combater a criminalidade. A Secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça anunciou a disposição de liberar as verbas, desde que os municípios apresentem os projetos até o dia 10 de agosto. Montes Claros é a única cidade com 36 câmeras e já teve aprovadas outras 36 câmeras. Janaúba teve aprovado 16 câmeras pelo Estado, mas ainda não implantadas.

Na tarde/noite da última quinta-feira, a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Filomena Luca Miki recebeu uma comitiva do Norte de Minas, em audiência concedida ao Conselho Maçônico de Segurança Pública. A Secretaria Nacional de Segurança Pública também anunciou a liberação de recursos para os municípios montarem e reforçarem a Guarda Municipal, assim como a criação de comunidades terapeuticas, com o pagamento de R$ 1 mil para o tratamento de cada usuário.

Outro projeto apresentado propõe uma ampla campanha de prevenção as drogas em Bocaiúva, Januária, Janaúba, Mato Verde, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Taiobeiras, Salinas e São Francisco, além da criação da Unidade de Referência em Tratamento de Usuários em Drogas, para atender toda região, sendo a maior mobilização em todo Norte de Minas. A Secretaria Nacional se dispôs a ajudar a estruturação do Instituto de Medicina Legal do Norte de Minas.

O presidente do Conselho Maçônico, Antônio Augusto Coelho Tavares, explica que o crack é um dos maiores problemas vividos pelo Norte de Minas, pois cresce de forma assustadora a quantidade de usuários desta droga. Por isto, neste primeiro momento a inclusão dos municípios de Bocaiúva, Januária, Janaúba, Mato Verde, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Taiobeiras, Salinas e São Francisco. Montes Claros receberá em poucos dias, R$ 8 milhões do Programa “Crack é possível vencer”, liberados pela Secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.

A audiência em Brasília reuniu o prefeito Denilson Silveira, de Francisco Sá; os vereadores Adauri Soares Cordeiro (Janaúba) e Antônio Clareth Veloso (Bocaiúva), o presidente do Conselho de Segurança Pública de Pirapora, Ailson Mota; a presidente do Lions Clube, Máxima Leite; o tenente-coronel Klevson Pires, do 51º Batalhão de Janaúba; Jacques Davi Carvalho Dias, da Agencia de Desenvolvimento de Janaúba; o delegado Adalberto Fernandes Ferreira; o agente policial William César Ireno; o diretor de Planejamento de Montes Claros, Dinilton Pereira; o coordenador municipal de Defesa Civil, Mattson Malveira e vários outras lideranças dos cinco municípios.

Nesta segunda-feira a Secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça abrirá os editais. Regina Miki mostrou às lideranças os ônus e bônus de criação da Guarda Municipal, pois o Governo libera recursos para montagem da unidade, cabendo às Prefeituras o custeio. Ela propôs que os municípios do Norte de Minas criassem um Consorcio Intermunicipal para o tratamento de usuários em drogas, como forma de minimizar os custos. (GERAISNEWS)

Um comentário

  1. Fernando Carneiro de Oliveira

    Vamos ver se os dirigentes municipais terão competência para apresentar o projeto em tempo hábil e proporcionar esta ferramenta para melhorar a segurança dos cidadãos que a eles depositaram a confiança.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Scroll To Top