Home / Destaque / Bocaiúva não está integrada ao Sistema Nacional de Trânsito e não arrecada com as multas
Bocaiúva não está integrada ao Sistema Nacional de Trânsito e não arrecada com as multas

Bocaiúva não está integrada ao Sistema Nacional de Trânsito e não arrecada com as multas

Dos 853 municípios de Minas Gerais, apenas 51 estão integrados ao Sistema Nacional de Trânsito. A informação foi repassada pelo chefe do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), delegado Oliveira Santiago, ontem, segundo dia do Ciclo de Debates sobre Mobilidade Urbana, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O município que é integrado ao sistema pode fiscalizar o trânsito, aplicar multas e arrecadar recursos com elas. De acordo com Santiago, é impossível pensar em ações de mobilidade integrada entre cidades desligadas do sistema. “O município passa a ser constituído como uma autoridade de trânsito (ao aderir ao Sistema Nacional de Trânsito). Porém, em Minas, a maioria das cidades não aderiu. Então, é um contrassenso falar em plano de mobilidade urbana, se os municípios não conseguem fazer a fiscalização, que é o mínimo”, avalia o delegado.

No Nordeste do Estado, nenhum município está integrado ao Sistema Nacional de Trânsito. No Norte de Minas, há apenas um. A região Central do Estado é a que conta com mais cidades no sistema, 19, dentre as quais as da região metropolitana.

Na avaliação de Oliveira Santiago, os moradores são quem mais perdem com essa situação. “O município deixa de arrecadar com as multas, já que, nesse caso, o valor vai todo para o Estado, que fica como único responsável pela fiscalização. Com o sistema, esse recurso poderia ser usado em melhorias na cidade”, diz.

Transporte metropolitano. Durante o evento, o diretor de fiscalização do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), João Baeta, apresentou números que apontam que os ônibus metropolitanos representam 22% da frota que passa diariamente pelo centro de Belo Horizonte.

São 3.045 veículos, distribuídos em sete consórcios. O transporte coletivo metropolitano faz 380 mil viagens por mês e leva mais de 20 milhões de pessoas, em média.

FONTE: O tempo- Bernardo Miranda – com Isabella Lacerda

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Scroll To Top